MOVIMENTAÇÃO: PARTILHANDO EXPERIÊNCIAS, MOVIMENTANDO SABERES, CONECTANDO PROFESSORES

Autores

  • Simone Mumbach Universidade Federal do Rio Grande
  • Charles dos Santos Guidotti Universidade Federal do Rio Grande

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, o Produto Educacional elaborado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente, a educação vive intensos processos de mudança, tendo em vista a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, a partir dela, dos documentos curriculares de cada território do país. No Rio Grande do Sul, o Referencial Curricular Gaúcho (RCG) traz as aprendizagens essenciais, elencadas na BNCC, acrescidas das especificidades deste território. Considerando esse contexto, emerge o desafio de estruturar e propor formações de professores que contemplem os preceitos presentes nos referidos documentos, com o objetivo de oportunizar que sejam estudados, discutidos e compreendidos para, então, serem incorporados nos currículos escolares. Nesse contexto, ao longo do ano de 2019 foi proposta na cidade de São Francisco de Paula - RS, a constituição de uma comunidade aprendente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. A contar da experiência e da análise, seguindo os princípios da análise textual discursiva e de escritas produzidas pelos professores ao longo do desenvolvimento da comunidade, construiu-se o produto educacional apresentado neste artigo. Situado no campo da formação continuada de professores, o produto educacional construído é um ambiente virtual que apresenta sete princípios/aspectos emergentes das escritas dos professores em formação, na comunidade. Com base nas interlocuções teóricas apresentadas neste artigo, assume-se que a disseminação das informações contidas no produto pode contribuir para suscitar reflexões, indagações e discussões em futuros processos de formação continuada de professores. 

Biografia do Autor

Simone Mumbach, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Matemática, professora da rede pública de ensino. Atualmente mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Charles dos Santos Guidotti, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciado em Física (2011), Mestre em Educação em Ciências (2014) e Doutor em Educação em Ciências (2019) pela Universidade Federal do Rio Grande. Professor Adjunto no Instituto de Matemática, Estátistica e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande. Orientador de pós graduação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da FURG. Coordenador do núcleo Ciências Exatas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID da FURG. Pesquisa sobre a Formação de professores de Ciências, com enfoque na investigação do professor a partir da experiência. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão junto a professores em formação inicial e professores da educação Básica com o objetivo de fomentar ações investigativas na sala de Ciências para o aperfeiçoamento/desenvolvimento de compreensões dos conhecimentos científicos dos estudantes.

Downloads

Publicado

2022-02-11

Edição

Seção

Produtos Educacionais