ATIVIDADE DE EXTENSÃO COM MULHERES IDOSAS: MANUAL EDUCATIVO PARA O AUTOCUIDADO COM OS PÉS

Autores

  • Fernanda da Silva Platner Faculdades Pequeno Príncipe
  • João Victor da Silva Faculdades Pequeno Príncipe
  • Julia Pricila Ferraz Pepes Faculdades Pequeno Príncipe
  • Kaycke Nizer Palhano Faculdades Pequeno Príncipe
  • Luana Vom Muller Faculdades Pequeno Príncipe
  • Thiago Eduardo de Lima sechta Faculdades Pequeno Príncipe
  • Fernanda de Andrade Galliano Daros Bastos Faculdade Pequeno Príncipe
  • Graziele Francine Franco Mancarz Faculdades Pequeno Príncipe
  • Leide da Conceição Sanches Faculdades Pequeno Príncipe
  • Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini Faculdades Pequeno Príncipe

Resumo

Resumo

Sobre os problemas relacionados com os pés, há consenso que as mulheres desenvolvem e relatam mais dificuldades do que os homens. Isto pode ser atribuído a calçados inadequados que aumentam a chance de desenvolvimento de problemas que prejudicam a capacidade funcional dos pés. Foi desenvolvida uma atividade extensionista em um município do Estado do Paraná, com a participação dos estudantes do Projeto de Extensão Educar para Prevenir, juntamente com um mestrando do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde e professores da Instituição de Ensino Superior que sedia o projeto. O estudo objetivou identificar os riscos de transtornos dolorosos nos pés de mulheres idosas e orientá-las por meio da elaboração de um manual sobre os principais cuidados com os pés. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, com foco na educação em saúde dos pés de mulheres idosas. Participaram do estudo 77 mulheres com idade superior a 60 anos, que fazem parte da comunidade participante do referido projeto. O estudo identificou que um terço das participantes da pesquisa relatou ter desconforto ou dor nos pés ao realizar tarefas diárias. O manual, ilustrado e elaborado em linguagem simples, possibilitou o conhecimento do autocuidado necessário com os pés para prevenir complicações advindas de hábitos inadequados.

 

Palavras-chave: Pés; Autocuidado; Educação em Saúde.

 

Biografia do Autor

Fernanda da Silva Platner, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica do curso de Biomedicina da Faculdades Pequeno Príncipe

João Victor da Silva, Faculdades Pequeno Príncipe

Psicólogo formado na Faculdades Pequeno Príncipe no ano de 2016. Utilizo a abordagem da psicologia analítica junguiana. Tenho experiência de atuação nas áreas da psicologia clinica, escolar, hospitalar e social. Nesta ultima área de atuação já desenvolvi e apliquei atividades de fim educativo e de conscientização com crianças e com adultos. Junto com a elaboração de palestras e rodas de discussão sobre conscientização e responsabilidade social no trânsito. Monografia de conclusão direcionada a população em situação de rua na pesquisa de campo "Representações sociais de indivíduos em situação de rua"

Julia Pricila Ferraz Pepes, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica do curso de Biomedicina da Faculdades Pequeno Príncipe

 

Kaycke Nizer Palhano, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica do curso de Biomedicina da Faculdades Pequeno Príncipe

Luana Vom Muller, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica do curso de Biomedicina da Faculdades Pequeno Príncipe

Thiago Eduardo de Lima sechta, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmico do curso de Farmácia da Faculdades Pequeno Príncipe

Fernanda de Andrade Galliano Daros Bastos, Faculdade Pequeno Príncipe

Graduada em Biomedicina pela Faculdade Pequeno Príncipe - FPP, Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde (FPP), Especialista em Gestão e Auditoria em Saúde pela UNINTER. Atua profissionalmente como professora nas Faculdades Pequeno Príncipe na graduação dos cursos de Biomedicina, Farmácia e Enfermagem com expertise em Microbiologia. Membro do Núcleo Docentes Estruturante (NDE) do curso de Biomedicina; Membro do Projeto de Extensão Educar para Prevenir da FPP. Orientadora de TCC - linha de pesquisa na área de Microbiologia. Tem experiência na área de auditorias internas com ênfase nas normas: ABNT NBR ISO/9001, ISO/14001, NBR ISO/IEC 17025 e no Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC).

Graziele Francine Franco Mancarz, Faculdades Pequeno Príncipe

 

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Paraná (2007), Especialização em Tecnologia de Cosméticos pela EQUILIBRA Instituto de Capacitação (2008) e Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (2013). Doutora em Biotecnologia aplicada à saúde da criança e do adolescente, pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Atualmente, leciona as disciplinas de Química Geral e Inorgânica, Química Orgânica, Mecanismos de Reações Orgânicas, Físico-Química, Momento Integrador, Farmacognosia e Fitoquímica para os cursos de Farmácia e Biomedicina das Faculdades Pequeno Príncipe. Membro do Núcleo Docentes Estruturante (NDE) do curso de Farmácia da instituição.

Leide da Conceição Sanches, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui Doutorado e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, Graduação em Ciências Sociais (1993) e Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998). Tem experiência na área de Sociologia com interesse em Sociologia e Antropologia da Saúde. Atualmente é professora permanente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde e de Sociologia e Antropologia Aplicadas à Saúde na Faculdades Pequeno Príncipe, é membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde da Universidade Federal do Paraná desde 2008 e é Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Faculdades Pequeno Príncipe.

Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini, Faculdades Pequeno Príncipe

Professora da Graduação e do Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe. Doutora em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Ecologia Límnica pela Universidade de Mogi das Cruzes. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisa na área de Educação em Saúde e Membro do Grupo de Estudos PENSA (Pesquisa em Ensino nas Ciências da Saúde). Atua no Stricto Senso como orientadora e pesquisadora da área de Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da FPP.

Downloads

Publicado

2022-02-11

Edição

Seção

Produtos Educacionais