SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE SISTEMA RESPIRATÓRIO A PARTIR DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM

Autores

  • Débora Pimentel Pacheco
  • Amélia Rota Borges de Bastos

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado da primeira autora, que buscou planejar, implementar e avaliar as contribuições do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) no ensino de conceitos envolvendo o sistema respiratório, para uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Bagé, RS. Nele, apresentam-se algumas das estratégias do DUA aplicadas em uma sequência didática. O pressuposto teórico-metodológico do DUA propõe a remoção de toda e qualquer barreira no processo de ensino, ampliando as possibilidades de aprendizagem para todos os alunos. Além disso, o DUA está organizado em três princípios: proporcionar modos múltiplos de apresentação da informação/conteúdo; proporcionar modos múltiplos de ação e expressão da informação/conteúdo por parte do estudante; e proporcionar modos múltiplos de envolvimento nas situações de aprendizagem. As estratégias apresentadas neste artigo resultaram benéficas para o processo de aprendizagem do conteúdo proposto e adequadas à modalidade de jovens e adultos.

Downloads

Publicado

2022-02-11

Edição

Seção

Produtos Educacionais