PROJETOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INSERINDO A EA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Daniel Mazurek Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Estadual do Centro Oeste (PPGEN-UNICENTRO). Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Educação Ambiental de Guarapuava (NEA).
  • Adriana Massaê Kataoka Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Estadual do Centro Oeste (PPGEN-UNICENTRO). Coordenadora do grupo de pesquisa Núcleo de Educação Ambiental de Guarapuava (NEA).
  • Jorge Sobral da Silva Maia Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Coordenador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência (UENP).

Resumo

A crise socioambiental sem precedentes, que a humanidade enfrenta, leva-nos a refletir sobre a relação da sociedade com a natureza. Diante disso, a Educação Ambiental (EA) se apresenta como alternativa de enfrentamento desse cenário, por meio de reflexões críticas e embasadas teoricamente. Vê-se, nesse âmbito, que, em muitos casos, as reflexões sobre Educação Ambiental se iniciam nos espaços escolares, prevalecendo, contudo, um viés conservador e pragmático. O objetivo deste artigo é relatar a avaliação de uma sequência didática, realizada por professores e desenvolvida para proporcionar e auxiliar a implementação de projetos em EA, por docentes, em ambiente escolar. Após a elaboração, o material foi enviado para avaliação de professores da rede pública de ensino. Todas as respostas foram positivas em relação ao conteúdo apresentado, pois os professores responderam que a sequência didática os fez perceber a EA de uma maneira mais crítica e destacaram que usariam o material se desenvolverem um projeto, nessa área, com seus alunos. Dessa forma, entendemos que o material alcançou o objetivo final de despertar o pensamento crítico.

Downloads

Publicado

2022-02-11

Edição

Seção

Produtos Educacionais