O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA

Autores

  • Aline Carmosina da Silva Queiroz
  • Ayla Márcia Cordeiro Bizerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros.

Resumo

A utilização de mapas conceituais como instrumento de avaliação da aprendizagem proporciona ao professor o acompanhamento da evolução conceitual do aluno e a identificação do seu nível de compreensão acerca do conteúdo estudado. Nesse viés, este estudo, de natureza qualitativa, objetivou avaliar o processo de aprendizagem significativa no ensino de termoquímica utilizando mapas conceituais como ferramenta avaliativa. Para isso, foi adotada uma sequência didática na qual realizou-se experimentação em uma turma de 2º ano do ensino médio abordando conceitos de termoquímica e utilizou-se mapas conceituais como identificadores de conhecimento prévio e de avaliação da aprendizagem. Diante disso, identificou-se que metade do número de mapas elaborados pelos estudantes expôs conceitos fundamentais contemplados na sequência didática, apresentando proposições com sentido semântico e significado lógico, estruturas bem organizadas, conceitos hierarquizados com termos de ligação entre eles e com subordinação. Assim, conclui-se que o uso de mapas conceituais possibilitou identificar os indícios do desenvolvimento da aprendizagem significativa, configurando-o como uma ferramenta eficiente para a avaliação formativa do discente.

Biografia do Autor

Aline Carmosina da Silva Queiroz

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) do Departamento de Educação do Campus Avançado Pau dos Ferros (CAPF), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na linha de pesquisa em Ensino de Ciências Exatas e Naturais (2020). Graduada em Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Pau dos Ferros (2018). Atualmente cursa Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Pau dos Ferros.

Ayla Márcia Cordeiro Bizerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros.

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2005), tendo concluído mestrado (2008) e doutorado (2012) em Química, com área de concentração em Química Orgânica na referida instituição. Realizou doutorado sanduíche (2009) na Universid de Oviedo (UniOvi), na Espanha. Possui pós-doutorado em Didáticas de Ciências pela Universidad de Burgos (2020). Atualmente é professora do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Pau dos Ferros e atua em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tem experiência na área de Química, com ênfase em química orgânica, atuando principalmente nas áreas de produtos naturais e biocatálise, e em Ensino de química, atuando nas áreas de ensino e aprendizagem e metodologias de ensino. Foi Coordenadora do curso de Licenciatura em Química e Coordenadora de Pesquisa e Inovação do IFRN - campus Pau dos Ferros, bem como também foi Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Química/Pau dos Ferros. Atua como Avaliadora de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.

Downloads

Publicado

2022-02-11

Edição

Seção

Produtos Educacionais