O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA
Abstract
A utilização de mapas conceituais como instrumento de avaliação da aprendizagem proporciona ao professor o acompanhamento da evolução conceitual do aluno e a identificação do seu nível de compreensão acerca do conteúdo estudado. Nesse viés, este estudo, de natureza qualitativa, objetivou avaliar o processo de aprendizagem significativa no ensino de termoquímica utilizando mapas conceituais como ferramenta avaliativa. Para isso, foi adotada uma sequência didática na qual realizou-se experimentação em uma turma de 2º ano do ensino médio abordando conceitos de termoquímica e utilizou-se mapas conceituais como identificadores de conhecimento prévio e de avaliação da aprendizagem. Diante disso, identificou-se que metade do número de mapas elaborados pelos estudantes expôs conceitos fundamentais contemplados na sequência didática, apresentando proposições com sentido semântico e significado lógico, estruturas bem organizadas, conceitos hierarquizados com termos de ligação entre eles e com subordinação. Assim, conclui-se que o uso de mapas conceituais possibilitou identificar os indícios do desenvolvimento da aprendizagem significativa, configurando-o como uma ferramenta eficiente para a avaliação formativa do discente.