A TEMÁTICA AUTOMEDICAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA

Autores

  • Danielle Prazeres Reppold Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniele Trajano Raupp Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lara Colvero Rockenbach Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Schana Andréia da Silva Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha

Resumo

Este trabalho apresenta uma sequência didática, denominada Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino de funções orgânicas nitrogenadas, tendo como alicerce a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Considerando que conhecimento prévio dos estudantes influencia fortemente a aprendizagem, torna-se relevante a abordagem da temática automedicação, uma vez que tal prática vem sendo amplamente discutida em âmbito mundial e estudos recentes demonstram dados expressivos sobre o consumo de medicamentos de forma irracional pelos adolescentes. A justificativa para o desenvolvimento dessa estratégia de ensino baseia-se no fato de que os estudantes ainda dependem excessivamente da memorização para compreensão das funções e nomenclatura dos compostos orgânicos, e os problemas abordados em aula são geralmente resolvidos sem um entendimento mais profundo. A estrutura da unidade de ensino aqui apresentada comtempla atividades como situações-problemas, construção de mapas conceituais, interpretação de poemas, tribunal simulado, entre outras. Tais atividades visam favorecer não só domínio conceitual como também a atribuição de novos significados aos conceitos de ensino na busca da superação da aprendizagem mecânica, puramente memorística. Como resultado, espera-se que esta unidade evidencie a relação intrínseca entre os conceitos científicos e o cotidiano, contribuindo para motivação e, consequentemente, para o aprendizado em química orgânica e que também possa fornecer subsídios para os professores que desejarem adotar essa estratégia de ensino com diferentes conteúdos e temáticas. Finalmente, salienta-se que, diante dos desafios impostos na atualidade, devido à pandemia do novo coronavírus, o produto educacional foi desenvolvido para utilização em diferentes modalidades de ensino.  

Biografia do Autor

Danielle Prazeres Reppold, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Química

Daniele Trajano Raupp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

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Publicado

2022-02-11

Edição

Seção

Produtos Educacionais