A TEMÁTICA AUTOMEDICAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA
Resumen
Este trabalho apresenta uma sequência didática, denominada Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino de funções orgânicas nitrogenadas, tendo como alicerce a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Considerando que conhecimento prévio dos estudantes influencia fortemente a aprendizagem, torna-se relevante a abordagem da temática automedicação, uma vez que tal prática vem sendo amplamente discutida em âmbito mundial e estudos recentes demonstram dados expressivos sobre o consumo de medicamentos de forma irracional pelos adolescentes. A justificativa para o desenvolvimento dessa estratégia de ensino baseia-se no fato de que os estudantes ainda dependem excessivamente da memorização para compreensão das funções e nomenclatura dos compostos orgânicos, e os problemas abordados em aula são geralmente resolvidos sem um entendimento mais profundo. A estrutura da unidade de ensino aqui apresentada comtempla atividades como situações-problemas, construção de mapas conceituais, interpretação de poemas, tribunal simulado, entre outras. Tais atividades visam favorecer não só domínio conceitual como também a atribuição de novos significados aos conceitos de ensino na busca da superação da aprendizagem mecânica, puramente memorística. Como resultado, espera-se que esta unidade evidencie a relação intrínseca entre os conceitos científicos e o cotidiano, contribuindo para motivação e, consequentemente, para o aprendizado em química orgânica e que também possa fornecer subsídios para os professores que desejarem adotar essa estratégia de ensino com diferentes conteúdos e temáticas. Finalmente, salienta-se que, diante dos desafios impostos na atualidade, devido à pandemia do novo coronavírus, o produto educacional foi desenvolvido para utilização em diferentes modalidades de ensino.