ELABORAÇÃO DE RECURSOS LÚDICO-DIDÁTICOS PARA O ENSINO E PREVENÇÃO DE PARASITOSES INTESTINAIS ENTRE ESCOLARES

Autores

  • Deyvison Rhuan Vasco-dos-Santos Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental - PPGEcoH, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais - DTCS, Universidade do Estado da Bahia - UNEB Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária, Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos - LITEB, Instituto Oswaldo Cruz - IOC/Fiocruz
  • Maria Tairla Viana Gonçalves Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária, Universidade Federal de Sergipe - UFS.
  • Daniela Souza Torres Laboratório de Estudos em Parasitologia Humana - LEPH, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Departamento de Educação, Campus VIII
  • Roseanny Morais de Souza Veloso Laboratório de Estudos em Parasitologia Humana - LEPH, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Departamento de Educação, Campus VIII
  • Marcos André Vannier-Santos Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos - LITEB, Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz - IOC/Fiocruz
  • Erika dos Santos Nunes Laboratório de Estudos em Parasitologia Humana - LEPH, Departamento de Educação, Campus VIII, Universidade do Estado da Bahia – UNEB
  • Artur Gomes Dias-Lima Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental - PPGEcoH, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais - DTCS, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Resumo

O ensino, através da ludicidade, tem se apresentado como eficiente ferramenta para difusão de medidas profiláticas frente às parasitoses intestinais. Estas enfermidades, constituem um grave problema de saúde e afetam, principalmente, a população infantil, causando desde retardos no desenvolvimento físico e mental, a óbitos. Neste contexto, o presente trabalho objetivou a criação de ferramentas lúdico-didáticas, para ensino e prevenção das parasitoses intestinais entre escolares. Nesta elaboração, foram acessadas informações acerca do ciclo de vida dos parasitos, analisados recursos com eficácia comprovada, realizada a diagramação digitalmente e avaliações quanto ao conteúdo, regras e design. No total, cinco materiais foram desenvolvidos, quatro jogos e uma cartilha, sendo apresentados os elementos usados na confecção, as estratégias de adaptações e as regras para execução de cada jogo. Os recursos elaborados mostram-se promissores para auxiliar aulas de parasitologia, bem como, o letramento científico, possibilitando uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, constituem importantes ferramentas na prevenção de doenças parasitárias, bem como, na formação de multiplicadores de conhecimento em educação para a saúde.

Biografia do Autor

Deyvison Rhuan Vasco-dos-Santos, Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental - PPGEcoH, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais - DTCS, Universidade do Estado da Bahia - UNEB Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária, Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos - LITEB, Instituto Oswaldo Cruz - IOC/Fiocruz

Doutorando em Biologia Parasitária pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia (2019), Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma instituição (2016). Integrante do Laboratório de Estudos em Parasitologia Humana (LEPH - UNEB). Membro dos grupos de pesquisa: Etnobiologia e Conservação dos Recursos Naturais e Opará Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação. Tem trabalhado na área de Etnobiologia, Etnomedicobotânica, Etnoparasitologia e Educação em Saúde. Atualmente, desenvolve trabalho em quimioterapia anti-parasitária, empregando reposicionamento e combinação de fármacos e estresse oxidativo.

Maria Tairla Viana Gonçalves, Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária, Universidade Federal de Sergipe - UFS.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VIII, Paulo Afonso. Foi bolsista de Iniciação científica (PIBIC/FAPESB-2017-2020). Atualmente é colaboradora voluntária no Laboratório de Estudos em Parasitologia Humana (LEPH-UNEB).

Daniela Souza Torres, Laboratório de Estudos em Parasitologia Humana - LEPH, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Departamento de Educação, Campus VIII

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia. Integrante do Laboratório de Estudos em Parasitologia Humana (LEPH - UNEB). Atua na área de parasitologia humana e representações sociais.

Roseanny Morais de Souza Veloso, Laboratório de Estudos em Parasitologia Humana - LEPH, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Departamento de Educação, Campus VIII

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia. Integrante do Laboratório de Estudos em Parasitologia Humana (LEPH - UNEB)

Marcos André Vannier-Santos, Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos - LITEB, Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz - IOC/Fiocruz

PhD em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado em Genética) pela UFRJ. Pesquisador em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz. Pesquisador em Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq. Atua em linhas de pesquisa em Quimioterapia anti-parasitária e anti-tumoral, Promoção à Saúde e Ensino de Biociências. Docente dos cursos de Pós-graduação: do Instituto Gonçalo Moniz-Patologia Experimental; do Instituto Oswaldo Cruz-Biologia Parasitária e Ensino de Biociências e Saúde. Membro da Câmara Técnica de Promoção à Saúde do IOC e do Programa IOC + Escolas da Fiocruz. Participa da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência, elaborando e ministrando cursos de aperfeiçoamento para professores e estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas da rede pública. Coordena o Programa "Ciência na Estrada: educação e cidadania" que visa a Promoção à Saúde pela Popularização de Ciência, particularmente enfocando as doenças infecciosas e parasitárias, o papel de alterações ambientais na emergência e reemergência destas sob o prisma de Saúde Única ('One Health').

Erika dos Santos Nunes, Laboratório de Estudos em Parasitologia Humana - LEPH, Departamento de Educação, Campus VIII, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Doutora em Ciências Biológicas, Mestra em Biofísica e Graduada em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado da Bahia, coordenadora da área de saúde do curso de Ciências Biológicas da UNEB/Campus VIII, Coordenadora do Laboratório de Estudos em Parasitologia Humana (LEPH - UNEB). Atua nas áreas de parasitoses intestinais, plantas medicinais, comunidades tradicionais e educação em saúde.

Artur Gomes Dias-Lima, Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental - PPGEcoH, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais - DTCS, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA e doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz - IOC/Fiocruz. Docente em Ecologia Médica e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana - PPGECoH da Universidade do Estado da Bahia. Sócio e Conselheiro da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana - SABEH. Representante da Regional Bahia de Parasitologia. Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia / UNEB. Professor Adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Curador da Coleção Entomológica Mangabeira & Sherlock. Tem experiência na área de Zoologia e Parasitologia Geral, com ênfase em Entomologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: flebotomíneos e leishmanioses, triatomíneos e doença de Chagas, e, atualmente, na Parasitologia, com enteroparasitoses e ectoparasitoses humanas. Estudioso em impactos ambientais e doenças transmitidas por vetores.

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Publicado

2022-02-11

Edição

Seção

Produtos Educacionais