UMA UNIDADE TEMÁTICA SOBRE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Abstract
Esse trabalho objetiva apresentar uma proposta de Unidade Temática de Química Ambiental, com foco na poluição atmosférica e sua relação direta com os conceitos químicos. Ademais, busca investigar as contribuições da proposta tanto para o processo de ensino e aprendizagem em Química, quanto para a reflexão acerca das questões ambientais. Além de estabelecer intrínseca relação entre o conteúdo químico e o contexto do aluno, as atividades propostas podem ser realizadas com materiais de fácil disponibilidade e com foco em estratégias pedagógicas para promoção do aprendizado ativo, visando um maior engajamento. A operacionalização das atividades demanda do aluno uma postura investigativa e responsável pela própria construção do seu conhecimento. Os dados coletados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que o Ensino de Química foi favorecido pela abordagem da temática poluição atmosférica e pela metodologia de ensino utilizada nesta pesquisa, propiciando a discussão e a reflexão de aspectos ambientais que são pouco considerados na sala de aula. Através das atividades propostas e dos momentos de discussão, os alunos puderam identificar e refletir sobre as causas e consequências da poluição atmosférica e a responsabilidade que temos de preservar o meio ambiente.