USO DA PLANILHA EXCEL COMO SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

Authors

  • Valter Antônio Senger URI
  • Rozelaine de Fatima Franzin URI
  • Antonio Vanderlei dos Santos URI

Abstract

Os conhecimentos relacionados à temática da pavimentação muitas vezes são repassados de forma convencional na graduação, utilizando-se de planilhas pré-estabelecidas para a compilação de dados, o que torna moroso e cansativo o uso dessas técnicas para docentes e discentes. Dessa forma, o trabalho justifica-se pela otimização do tempo e pela minimização de erros no desenvolvimento das práticas no ensino que se utiliza de laboratório. Para tanto, tem-se como objetivo a elaboração de sequência de atividades com planilhas Excel capazes de compilar dados, obter resultados com maior rapidez, com menor probabilidade de erros e de modo mais eficiente ao ensino-aprendizagem do aluno. Percebe-se a dificuldade no ensino de conteúdos relacionados a essa temática, visto que docente, laboratorista e alunos têm a tarefa de construir juntos conhecimentos. As dificuldades encontradas pelos acadêmicos do curso de Engenharia Civil, público-alvo desta pesquisa, em assimilar e encontrar os resultados, bem como a tomada de decisões baseadas em compilações realizadas de forma manual, geram um certo receio quanto à sua exatidão. A metodologia utilizada é de natureza aplicada e, quanto ao objetivo, normativa, já para a sequência didática foi usada a metodologia de Dolz, Noverraz e Schneuwly (ano). Este estudo tem como resultado a aplicação de uma sequência didática com a qual os discentes poderão interagir durante o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo a possibilidade de simulações de dosagem, gráficos e tabelas, tornando mais eficientes e eficazes as atividades relacionadas aos ensaios laboratoriais com a pavimentação asfáltica.

Published

2022-07-20

Issue

Section

Produtos Educacionais