AUTONOMIA E AUTORIA EM SALA DE AULA COM OFICINAS DE ESTUDOS

Authors

  • Enrique Sergio Blanco Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Bettina Steren dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Maria dos Remédios Lima Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Larissa Liss Cardoso de Andrade Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Abstract

O presente artigo descreve o uso de uma metodologia ativa de ensino e de aprendizagem em salas de aula da Educação Básica. Este trabalho propõe uma reflexão acerca da metodologia de aprendizagem ativa do tipo oficina de estudos, especificamente a partir da estratégia definida como “Aula Leve”. A metodologia utilizada neste artigo é qualitativa, de caráter exploratório e interpretativo. Conforme análises de indicadores teóricos e práticos desta experiência, professores e alunos reconhecem os benefícios para o ensino e a aprendizagem da prática de oficinas de estudos definida como “Aula Leve”. Devido às suas características, a metodologia ativa analisada contribui para o desenvolvimento da autonomia e autoria de estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, tornando-os sujeitos ativos de sua aprendizagem.

Author Biographies

Enrique Sergio Blanco, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente, é Analista Técnico Especializado Sênior em Educação do Senai-RS.

Bettina Steren dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia Evolutiva e Educação pela Universidad de Barcelona. É professora da Escola de Humanidades/Educação Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Maria dos Remédios Lima Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente, é professora da Rede Municipal de Prefeitura Municipal de Porto Alegre-RS.

Larissa Liss Cardoso de Andrade, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Published

2023-06-29

Issue

Section

Produtos Educacionais