SALA DE AULA INVERTIDA: UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA ENSINAGEM DOS SISTEMAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU
Abstract
A sala de aula invertida, que engloba o ensino presencial e online, é um método didático pedagógico que propõe a inversão do modelo tradicional de ensino. O que era realizado na escola é executado em casa, de forma autônoma, e as atividades de casa realizadas em sala de aula, sob a coordenação do professor. Nesse contexto, foi elaborado um produto educacional na forma de uma sequência de atividades para ensinagem dos sistemas de equações polinomiais do 1º grau com duas incógnitas, conforme os três momentos da sala de aula invertida: antes da aula, durante a aula e depois da aula. Este foi organizado em treze encontros e aplicado em uma turma do oitavo ano do ensino fundamental, composta por vinte e quatro alunos. Os resultados demonstraram que a sequência de atividades permitiu a inserção das tecnologias digitais, proporcionando aos participantes tornarem-se ativos em seu processo de ensinagem apresentando indícios de aprendizagem e aquisição de conhecimento.