SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PAUTADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA ABORDAGEM DA TEMÁTICA GALVANOPLASTIA
Abstract
Buscou-se neste estudo avaliar a contribuição de uma sequência didática construída com base na metodologia de ensino por resolução de problemas (RP) para o desenvolvimento de conceitos relacionados à galvanoplastia, considerados na literatura como de difícil compreensão pelos estudantes. A metodologia envolveu a elaboração de um problema, como ponto de partida para leitura, análise e levantamento de hipóteses dos estudantes, atividades articuladas ao problema proposto construídas a partir da busca e seleção de vídeos e simulações para facilitar a discussão dos conteúdos: números de oxidação; reações redox; fatores que aceleram a produção de ferrugem; tipos de galvanoplastia; relações da galvanoplastia com o cotidiano; entre outros. A sequência didática foi aplicada a trinta e quatro estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública. Os resultados mostraram que vários estudantes, distribuídos em duplas, conseguiram responder ao problema proposto considerando os três níveis do conhecimento químico, a saber: teórico, fenomenológico e representacional. Outras duplas responderam ao problema levando em conta pelo menos dois níveis do conhecimento químico, mas algumas duplas expressaram em suas respostas apenas um nível do conhecimento químico. O estudo destaca a necessidade do professor trabalhar com metodologias alternativas ao modelo de ensino tradicional e que podem contribuir para a participação ativa, o engajamento e protagonismo dos estudantes.