O TUBO DE KUNDT COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADORA
Abstract
Neste trabalho, descreve-se uma intervenção pedagógica desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Faz-se uma revisão dos trabalhos publicados que versam sobre a utilização do tubo de Kundt com viés pedagógico. Avalia-se a execução de uma atividade experimental problematizadora, centrada na utilização do tubo de Kundt para o ensino de conceitos relacionados à acústica e as manifestações espontâneas de aprendizagem de 22 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de uma cidade no interior de Minas Gerais. Com o aparato construído é possível determinar, experimentalmente, a velocidade de propagação das ondas sonoras e demonstrar visualmente os efeitos de interferência e de ressonância das ondas no tubo, permitindo que alunos deficientes auditivos também possam participar da atividade. Os dados foram coletados por meio de um questionário. Os resultados indicam que os alunos gostaram da atividade e aprenderam, especialmente, sobre os elementos de ondas, ondas estacionárias, harmônicos e ressonância.