O TUBO DE KUNDT COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADORA

Authors

  • Alessandro Damasio Trani Gomes Universidade Federal de São João del-Rei
  • Claudio de Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Fernando Otávio Coelho Universidade Federal de São João del Rei

Abstract

Neste trabalho, descreve-se uma intervenção pedagógica desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Faz-se uma revisão dos trabalhos publicados que versam sobre a utilização do tubo de Kundt com viés pedagógico. Avalia-se a execução de uma atividade experimental problematizadora, centrada na utilização do tubo de Kundt para o ensino de conceitos relacionados à acústica e as manifestações espontâneas de aprendizagem de 22 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de uma cidade no interior de Minas Gerais. Com o aparato construído é possível determinar, experimentalmente, a velocidade de propagação das ondas sonoras e demonstrar visualmente os efeitos de interferência e de ressonância das ondas no tubo, permitindo que alunos deficientes auditivos também possam participar da atividade. Os dados foram coletados por meio de um questionário. Os resultados indicam que os alunos gostaram da atividade e aprenderam, especialmente, sobre os elementos de ondas, ondas estacionárias, harmônicos e ressonância.

Author Biographies

Alessandro Damasio Trani Gomes, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Naturais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei.

Claudio de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del Rei.

Fernando Otávio Coelho, Universidade Federal de São João del Rei

Mestre em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Universidade Federal de São João del Rei.

Published

2024-09-02

Issue

Section

Artigos