LABORATÓRIO ANIMADO: GUIA DE CONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA EM 360º INTERATIVA
Abstract
Este artigo oferece um guia com o passo a passo para educadores criarem experiências digitais em 360º interativas e não lineares, baseado na construção de um produto em rotoscopia, que simula uma prática em um laboratório de análises clínicas. Descrevemos o processo que se desenvolveu com o uso de softwares como: Twinery para criação de roteiros não lineares, o Figma para criação de wireframes, pacote Adobe Cloud na construção de animações, Microssoft Azure para criar falas virtuais e Adobe Captivate na construção de interatividade. As ferramentas sugeridas podem ser utilizadas também para criações de narrativas interativas com o uso de imagens estáticas, textuais ou em vídeo. O artigo sugere ainda a montagem de dinâmica pedagógica para uso com discentes de cursos de biologia e saúde, e que pode ser adaptada para práticas de ensino remoto e a distância, contribuindo com a prática de educadores na transmissão de conhecimento prático de disciplinas por meio de materiais educacionais digitais atrativos.