ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O ADOLESCENTE E SUA SUBJETIVIDADE
Abstract
O cenário do ensino de Língua Inglesa na Educação Básica é um desafio constante, tendo em vista a heterogeneidade presente no chão da escola pública, além das questões referentes aos sujeitos adolescentes, aprendizes e sua subjetividade. Diante disso, este estudo, sob a perspectiva psicanalítica, propõe-se a pensar sobre tal subjetividade e a aprendizagem de uma língua adicional, levando em conta, ainda, o possível estranhamento de um novo idioma. Para isso, consideramos o conceito de sujeito da psicanálise, constituído por inconsciente e linguagem, além de reflexões pertinentes no campo da Educação e ensino de línguas. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, na busca por compreender a realidade da tensão existente entre o sujeito adolescente, a escola pública, os demais sujeitos envolvidos e a nova língua a ser estudada. Os resultados mostram que tal condição é inerente a este cenário, sendo o desejo de educador, um convocado para fazer frente a esse contexto.