A METODOLOGIA ATIVA DESIGN THINKING NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Abstract
Este trabalho tem o objetivo de investigar as contribuições da Metodologia Ativa Design Thinking (MADT) para a formação continuada de profissionais da educação. Inicialmente foi necessário aprofundar a respeito da formação continuada de profissionais da educação, sua prática reflexiva e as contribuições das Metodologias Ativas (MA) para uma inovação na prática pedagógica, com enfoque para a MADT. A metodologia utilizada envolveu a pesquisa colaborativa e participante e, consequentemente, segundo os princípios da pesquisa qualitativa que norteou para uma análise qualitativa analítica. Os resultados obtidos indicam que a MADT pode contribuir de maneira significativa no processo de formação continuada dos profissionais da educação de acordo com as aptidões adquiridas e mudanças de paradigmas relatadas pelos participantes. Com isso, pode-se considerar que a Oficina de MADT na modalidade remota e síncrona, com a participação de profissionais das mais diversas áreas da educação e que registraram o seu consentimento livre e esclarecido nos termos contidos em cada instrumento de coleta de dados, possibilitou verificar a sua viabilidade e suas contribuições. O desenvolvimento das etapas da MADT (definir, interpretar, idear, prototipar e visualizar) no processo de formação continuada colaborou para o desenvolvimento da empatia, da resolução de problemas, criatividade e, principalmente, deixou indícios de uma contribuição reflexiva a respeito de uma prática inovadora frente aos desafios educacionais.