AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES E PERCURSOS DAS CRIANÇAS E DAS PROFESSORAS

Authors

  • Erone Hemann Lanes Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Jordana Wruck Timm Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões https://orcid.org/0000-0002-4445-1909

Abstract

O estudo tem como foco a avaliação na educação infantil e objetiva ampliar a compreensão sobre como e o que devemos e/ou podemos avaliar. Considera-se a necessidade de acompanhamento de aspectos objetivos acerca do desenvolvimento infantil, tais como os marcos do desenvolvimento, bem como de questões subjetivas, que correspondem ao desenvolvimento da identidade pessoal da criança, mas que estão também relacionadas à vida coletiva da instituição e aos eventos que ocorrem fora dela, tais como a imaginação, a criatividade, a curiosidade, a construção de sentidos e o protagonismo. A Análise Textual Discursiva foi a metodologia utilizada para tratamento dos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com dez professoras da educação infantil de uma instituição brasileira. Os resultados foram apresentados por meio das seguintes unidades de sentido: Processos cognitivos dos adultos, Processos cognitivos das crianças e Armadilhas da avaliação na educação infantil. Como conclusões, destaca-se que o registro é a base fundamental de reflexão para a avaliação na educação infantil. É a partir dele que se recheia e se abre o olhar para ver e interpretar as ações das crianças e encontrar nelas os ‘conteúdos da aprendizagem’. Avaliar consiste em um processo que exige rigorosidade na organização e sistematicidade do processo para o acompanhamento de cada criança e do grupo como um todo. A avaliação na educação infantil é difícil e complexa, porém confere sentido à prática pedagógica, pois é favorecedora da aprendizagem, tanto das crianças, quanto das docentes.

Published

2024-10-09