MENINOS E MENINAS BRINCANDO NA CASINHA: REINVENÇÃO DA VIDA, APRENDIZAGEM E PESQUISA NA BRINQUEDOTECA
Abstract
O texto apresenta resultados de projeto de pesquisa desenvolvido (2022-2024) no contexto do Laboratório de Educação Infantil- brinquedoteca, da Universidade Estadual do Centro-Oeste/ Guarapuava/PR, Brasil. O objetivo foi organizar o espaço da casinha numa brinquedoteca universitária e reconhecer possibilidades e limites desse contexto de aprendizagem a partir da ação das crianças. Partiu da reestruturação do espaço, com acompanhamento e registro por meio de fotos e diário de campo de situações de brincadeiras vivenciadas pelas crianças na brinquedoteca. Os resultados explicitaram a importância do novo acervo para qualificar as brincadeiras e envolver meninos e meninas, demonstrando que a casinha é um contexto de reinvenção da vida, aprendizagens e pode ser objeto de pesquisa. A composição de contextos com materiais de qualidade, em cores neutras, diversificados, qualificou o brincar e fomentou arranjos, relações e interações entre meninos e meninas. A convivência pacífica e natural das crianças superou a visão generificada de determinados objetos e proporcionou interações multietárias e entre meninos e meninas que subverteram os controles e lógicas estereotipados que circulam e são reforçados socialmente.