UMA COMPARAÇÃO DE DUAS MATRIZES CURRICULARES: AS MUDANÇAS DE UM PROJETO POLÍTICO DE CURSO DE GRADUAÇÃO SE CONFIGURANDO COMO UMA POLÍTICA DE PERMANÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Luciano Ferreira Universidade Estadual do Paraná
  • Bruna Camila Alonso Martin Martins Universidade Estadual do Paraná
  • Talita Secorun Dos Santos Universidade Estadual do Paraná

Resumo

Esta é uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo principal identificar se a nova matriz curricular do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – campus de Campo Mourão se configura como uma política de permanência. Para isso, foram feitos estudos dos dados obtidos no site da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da universidade estudada, relacionado com as políticas de permanência oferecidas pela instituição. Foram coletados dados dos números de ingressantes juntamente com o número de egressos nos dois documentos estudados: Projeto Político Pedagógico (PPP) e Projeto Político de Curso (PPC). Esses documentos contêm as informações das duas respectivas matrizes curriculares, sendo a antiga matriz curricular, que estava vigente no Projeto Político Pedagógico (PPP) (2011-2018) e a nova matriz, que se encontra no Projeto Político de Curso (PPC) (2019-atual). Com a comparação de matrizes curriculares, foram observados os seguintes dados ao final da pesquisa: os índices de reprovações na primeira série do curso na matriz curricular antiga eram de 61,10%. Em contrapartida, na matriz curricular atual do novo PPC, esses índices na primeira série do curso caíram para 38,5%. Além disso, pode-se inferir que a matriz curricular vigente pode ter contribuído para a permanência dos estudantes na graduação desse curso.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN