ÓLEOS ESSENCIAIS E UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Authors

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar a utilização de óleos essenciais como uma estratégia didática inovadora para o ensino de Química Orgânica. A proposta é demonstrar como a inclusão de óleos essenciais em atividades práticas e experimentais pode potencializar o aprendizado de conceitos químicos, despertar o interesse dos alunos e contribuir para como ferramenta para subsidiar os conceitos inerente à disciplina. O produto educacional se organiza na forma de uma sequência didática baseada nos 3 momentos pedagógicos, utilizando-se a temática dos óleos essenciais para o ensino e aprendizagem de alguns conteúdos de Química Orgânica, dentre eles, classificação de carbonos, cadeias carbônicas, identificação de funções orgânicas e isomeria. O estudo foi realizado em uma escola pública, oportunizando tornar significativos os conceitos em relação aos conteúdos e a vida cotidiana. O objetivo geral da pesquisa foi estudar a contribuição de uma sequência didática utilizando a temática de óleos essenciais para o ensino de Química Orgânica na educação básica. Essa pesquisa é do tipo intervenção pedagógica com abordagem qualitativa. O público da pesquisa foi constituído por 26 alunos do terceiro ano do ensino médio. O instrumento para a coleta de dados foi o questionário e registro de informações. Na organização e análise utilizou-se da análise textual discursiva. Os participantes citaram as plantas e seu uso para o tratamento de doenças. Mesmo tendo contato e usando substâncias naturais extraídas de plantas, eles desconhecem o seu uso nos produtos comercializados no cotidiano e as relações sociais decorrentes de todo o processo.

Author Biographies

Carlos Cezar da Silva, Instituto Federla de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutor em Química pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Instituto Federal de Goiás (IFG)–Câmpus Jataí e do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM) do IFG.

Divani Justina de Souza, Secretaria de Estado da Educação - MT, Brasil

Mestra em Educação para Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM) do IFG. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso (SEDUC-MT).

Published

2024-10-09