AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ENFOQUE NAS CONTRIBUIÇÕES DE BAKHTIN: UMA PESQUISA DO TIPO ESTADO DA ARTE

Authors

  • Helaíny Wanyessy Kenya Rodrigues Silva Chagas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Paulo Henrique de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Thiago Wedson Hilario Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Abstract

Este trabalho objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre a relação das interações discursivas entre professor e aluno, no ensino de ciências, com a teoria de Bakhtin (1997, 2003, 2006). Os procedimentos metodológicos estão pautados em uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte. Abordamos assuntos como as interações discursivas no ensino de ciências e o gênero do discurso. Como resultados do mapeamento realizado, obtivemos uma tese e uma dissertação para análise que resultaram na conclusão de que as interações discursivas são importantes para a promoção de aprendizagens no ensino de ciências, no entanto, são vistas como um desafio para professores em sala de aula, devido à diversidade de vozes e perspectivas dos alunos. No âmbito das aprendizagens no ensino de ciências os gêneros discursivos são aliados exponenciais às interações discursivas. Desse modo, a teoria de Bakhtin pode ser uma ferramenta útil para compreender as interações discursivas no ensino de ciências e para promover uma abordagem mais dialógica e participativa na sala de aula. No entanto, a quantidade de trabalhos encontrados que relacionam as interações discursivas ao ensino de ciências, mostra-se ínfima em um universo de muitas publicações sobre o ensino de ciências, evidenciando um campo repleto de possibilidades a ser explorado e pesquisado.

Published

2024-10-09