O USO DA SALA DE INOVAÇÃO E OS OBSTÁCULOS EXPERIENCIADOS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO INOVADORA

Authors

  • Francisco Halyson Ferreira Gomes Universidade Estadual do Ceará
  • Sérgio Camargo Universidade Federal do Paraná

Abstract

Esta investigação é parte de uma pesquisa de doutorado concluída e tem como objetivo analisar os principais obstáculos vivenciados por professores de ciências de uma escola pública de Fortaleza quanto ao uso da sala de inovação. A secretaria de educação de Fortaleza, no Ceará, foi uma das primeiras a fazer parceria com a empresa privada Google for Education com a intenção de empreender práticas inovadoras na escola. As salas de inovação mediadas por ferramentas tecnológicas digitais carecem de um estudo quando se considera os objetivos do projeto, nas metodologias empregadas e nas ferramentas disponibilizadas, além de uma investigação sobre a possível promoção de um ensino inovador. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram construídos por meio de uma entrevista semiestrutural reflexiva com cinco docentes de Ciências, um profissional com cargo técnico da secretaria de educação e um outro profissional terceirizado, ambos responsáveis pela formação continuada dos professores. Os dados foram analisados seguindo as prerrogativas da análise textual discursiva. Os resultados apontaram para a ausência de participação da comunidade escolar no processo de planejamento e implementação da sala de inovação. O conceito de inovação foi tido pelos sujeitos sob diferentes interpretações, impactando na diversidade de atividades desenvolvidas no ambiente da sala de inovação.

Author Biographies

Francisco Halyson Ferreira Gomes, Universidade Estadual do Ceará

Professor adjunto no curso de licenciatura em Física da Universidade Estadual do Ceará.

Sérgio Camargo, Universidade Federal do Paraná

Professor do Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná.

Published

2024-10-09