O USO DA SALA DE INOVAÇÃO E OS OBSTÁCULOS EXPERIENCIADOS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO INOVADORA
Abstract
Esta investigação é parte de uma pesquisa de doutorado concluída e tem como objetivo analisar os principais obstáculos vivenciados por professores de ciências de uma escola pública de Fortaleza quanto ao uso da sala de inovação. A secretaria de educação de Fortaleza, no Ceará, foi uma das primeiras a fazer parceria com a empresa privada Google for Education com a intenção de empreender práticas inovadoras na escola. As salas de inovação mediadas por ferramentas tecnológicas digitais carecem de um estudo quando se considera os objetivos do projeto, nas metodologias empregadas e nas ferramentas disponibilizadas, além de uma investigação sobre a possível promoção de um ensino inovador. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram construídos por meio de uma entrevista semiestrutural reflexiva com cinco docentes de Ciências, um profissional com cargo técnico da secretaria de educação e um outro profissional terceirizado, ambos responsáveis pela formação continuada dos professores. Os dados foram analisados seguindo as prerrogativas da análise textual discursiva. Os resultados apontaram para a ausência de participação da comunidade escolar no processo de planejamento e implementação da sala de inovação. O conceito de inovação foi tido pelos sujeitos sob diferentes interpretações, impactando na diversidade de atividades desenvolvidas no ambiente da sala de inovação.