UMA PROPOSTA PARA O MAPEAMENTO DO SISTEMA E DO PERFIL METACOGNITIVO NA APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
Abstract
Esta é uma proposta de pesquisa que tem como objetivo investigar e analisar os relatos das percepções e reflexões metacognitivas evidenciadas na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral I, por estudantes do Ensino Superior. Os potenciais participantes da pesquisa serão alunos do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade do estado do Paraná. Os dados serão coletados por meio de questionários metacognitivos e suas respostas analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Espera-se que questionários metacognitivos extrapolem a função de uma ferramenta de coleta de dados, ajudando os participantes da pesquisa que os responderem, no seu processo de aprendizagem por meio de incentivos metacognitivos. Isso poderá ser benéfico para o aproveitamento da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I como um todo, uma vez que ela é vista como desafiadora para estudantes dos mais diversos cursos superiores. Almeja-se com essa proposta de investigação, contribuir com os estudos sobre metacognição, ampliando o campo de atuação para disciplinas específicas de Matemática no Ensino Superior, para futuramente poder se aprofundar em questões metodológicas no ensino de Matemática juntamente com a metacognição.