FORMAR LEITORES DE LITERATURA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: O LUGAR DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DA LEITURA LITERÁRIA DE TEXTOS LITERÁRIOS
Abstract
Este artigo toma como ponto de partida inquietações advindas de minha atuação tanto em programas de iniciação à docência (PIBID e Residência Pedagógica) quanto no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), a qual aponta para a relevância da formação inicial e continuada de professores de Literatura não apenas para a promoção do texto literário no contexto escolar, mas também para fomentar o ensino e a aprendizagem da leitura literária de textos literários, tendo em vista que a Literatura é um saber e, por isso, dever ser escolarizada. Nessa perspectiva, parte-se do pressuposto de que a forma (elementos de composição) e o conteúdo do texto literário são pares indissolúveis, cuja apreensão concorre tanto para a construção dos seus sentidos quanto para lhe conferir o caráter humanizador e emancipador, que potencialmente atua sobre o leitor expandindo a sua capacidade de ver e de se sentir.