JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM INTERATIVA

Authors

  • Hillary Cristina de Arruda Morgado
  • Michelle Aline Vieira Costa Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul (SP)
  • Bruno Rafael Santos de Cerqueira Universidade Federal do ABC https://orcid.org/0000-0002-2625-9788

Abstract

Esse relato de experiência docente tem como objetivo descrever e analisar a elaboração e aplicação de um jogo didático como parte final de uma sequência didática sobre os sistemas do corpo humano. Esta sequência foi aplicada a duas turmas do 8° ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de São Caetano do Sul, SP, como parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. O relato detalha as etapas do jogo, suas regras, impressões, resultados e possíveis melhorias. Ele se concentra em dois aspectos principais: a descrição da proposta do jogo (tema, regras, divisão de grupos e apresentação da dinâmica) e a análise das situações durante a aplicação. Durante a intervenção, os alunos foram divididos em grupos e instruídos a escolher um tema da sequência didática, elaborando perguntas com respostas compostas por uma única palavra ou composição. Essas perguntas foram sorteadas para os outros grupos, que tentaram chegar a uma solução. Utilizou-se um modelo de jogo da forca para visualizar o progresso do jogo. Em resumo, o jogo da forca aplicado no contexto de aprendizagem pode se mostrar uma estratégia útil, especialmente se forem considerados cuidadosamente o tempo de aplicação, a divisão de grupos e o feedback fornecido pelos docentes.

Author Biographies

Hillary Cristina de Arruda Morgado

Graduanda do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal do ABC.

Michelle Aline Vieira Costa, Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul (SP)

Professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental 28 de Julho, São Caetano do Sul - SP.

Bruno Rafael Santos de Cerqueira, Universidade Federal do ABC

Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC.

Published

2024-10-09