FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS PARA INCLUSÃO DOS ESTUDANTES PORTADORES DO TEA

Authors

  • Greice Helem T. da Silva Araújo Professora da Rede Pública de Educação em Rondônia
  • Cleci T. Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo

Abstract

O presente artigo refere-se a um recorte do texto da dissertação de mestrado profissional na área de Ensino, direcionado a discussões sobre a temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA), na forma de um curso de formação continuada para professores de Ciências. Toma-se como referência a necessidade de que a formação continuada dos professores e a inclusão devam caminhar juntas para a seguridade do processo de aprendizagem, especialmente quando se trata de estudantes do TEA. O estudo apresentado neste artigo toma como questão central a seguinte pergunta: Qual a avaliação de professores que ministram aulas de Ciências, referente a um curso de formação continuada direcionado a compreensão das características dos estudantes do TEA? Para tanto, o estudo toma como referência a realização de um curso para professores do Ensino Fundamental de uma escola pertencente à Rede Estadual de Educação do Estado de Rondônia. Para o curso é elaborado um material de apoio na forma de um texto que contempla as características do estudante portador do TEA, documentos e legislação pertinente ao ensino, ações de acolhimento e integração e atividades que podem ser realizadas no ensino de Ciências. Como resultado, o estudo aponta o interesse dos professores pela temática e o desejo em buscar alternativas que possam qualificar a aprendizagem dos estudantes com TEA.

Author Biographies

Greice Helem T. da Silva Araújo , Professora da Rede Pública de Educação em Rondônia

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo, RS. Professora da rede pública de Educação em Rondônia.

Cleci T. Werner da Rosa , Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente Permanente do Programa de Mestrado no Ensino de Ciências e Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Passo Fundo, RS.

Published

2024-10-09