AVALIAÇÕES EXTERNAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE A PROVA PARANÁ
Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar os encaminhamentos e discussões realizadas nos estudos sobre a Prova Paraná (PP) e como se apresenta a relação entre suas aplicações e a qualidade do ensino. Para isso, o estudo foi desenvolvido por meio da metodologia da Revisão Sistemática da Literatura (RSL), a fim de avaliar e sintetizar evidências de pesquisas já expostas sobre esse tema no contexto brasileiro. A pesquisa foi realizada no mês de julho de 2023, nas bases de dados do Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD), do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e do Google Acadêmico. A partir dos protocolos de pesquisa seguidos na revisão, foi possível perceber um leque convergente de informações sobre o objeto de estudo, como identificou-se na questão do mecanismo de poder e gerencialismo expresso pela PP e na constatação de muitos dos autores de que a PP é mais uma forma de verificação do ensino do que uma avaliação diagnóstica, como está indicado nos seus objetivos. Ainda, percebeu-se que a maioria das pesquisas aponta para o esvaziamento do currículo e das práticas docentes, reveladas nas orientações dispostas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), nas diferentes edições da prova e nas falas de muitos dos participantes das pesquisas. Assim, a PP tem se constituído como um instrumento que promove mudanças no interior das escolas, a qual faz parte de uma agenda neoliberal mais ampla de padronização e regulação do trabalho docente.