RELATÓRIO DE PESQUISA: EGRESSOS DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA E SUAS PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Ana Carolina Ferreira Machado
  • Enia Maria Ferst Universidade Estadual de Roraima

Abstract

O presente produto, consolidado em forma de relatório, foi produzido a partir da pesquisa intitulada: Egressos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima e suas práticas metodológicas para o Ensino Fundamental, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), como um dos requisitos para a concessão do título de mestre. O produto está inserido dentro da linha de pesquisa Métodos pedagógicos e tecnologias digitais no Ensino de Ciências, do referido Programa. A análise da atuação dos profissionais de educação no espaço escolar após o Mestrado em Ensino de Ciências coloca-se no horizonte de uma prática profissional que se quer competente. Nossa abordagem buscou fazer uma reflexão sobre o desafio da formação continuada que visa colaborar para a construção de uma sociedade melhor. Foi nesse contexto que se construiu o objetivo geral da pesquisa: analisar como o Mestrado Profissional em ensino de Ciências oferecido pela Universidade Estadual de Roraima (UERR) influencia na metodologia de ensino dos egressos que atuam como professores de Ciências Naturais em escolas públicas de Boa Vista-RR. Esperamos que este relatório sirva como uma fonte importante para o acompanhamento dos egressos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima, pois contém informações referentes ao perfil desses egressos, motivações que impulsionaram a busca pelo curso, as contribuições dessa etapa formativa para atuação em sala de aula, bem como as metodologias utilizadas para ensinar Ciências Naturais no Ensino Fundamental.

 

Author Biographies

Ana Carolina Ferreira Machado

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Atual da Amazônia. Especialista em Coordenação Pedagógica desde 2015. Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima (UERR).

Enia Maria Ferst, Universidade Estadual de Roraima

Doutora em Educação em Ciências e Matemática do Programa da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC- Universidade Federal do Mato Grosso, Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Especialização em Gestão de Sistemas Educacionais (Universidade Federal do Amazonas), e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática-ULBRA/RS. Professora do quadro efetivo da Universidade Estadual de Roraima-UERR no Curso de Pedagogia, atua como docente permanente e pesquisadora nos programas de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mestrado Acadêmico em Educação da UERR e Pró-reitora de Gestão de Pessoas da UERR. Experiência na área docente nas disciplinas pedagógicas da Pedagogia. Desenvolve pesquisas na temática de ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, formação de professores e CTS. Possui experiência em gestão pública tendo ocupado diversos cargos de direção e assessoramento.

Published

2019-12-19

Issue

Section

Produtos Educacionais