APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ NAS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA

Authors

  • Rodrigo Kendi Kimura Universidade Cruzeiro do Sul
  • Carmem Lúcia Costa Amaral Universidade Cruzeiro do Sul

Abstract

Este trabalho apresenta a descrição e resultado da aplicação de um produto educacional que teve como objetivo verificar a contribuição da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez na aprendizagem significativa de química. Esse produto foi aplicado com 26 graduandos em Química nas aulas experimentais de separação de misturas. Inicialmente foi realizado um diagnóstico dos conhecimentos prévios dos graduandos, em seguida foram desenvolvidas a Metodologia da Problematização, avaliação da aprendizagem significativa, avaliação pelos alunos da Metodologia da Problematização e por último a avaliação da retenção de conhecimento, três meses após a aplicação desse produto. Os resultados mostraram que os alunos tinham conhecimentos prévios sobre o conteúdo escolhido e ao realizarem as etapas do Arco de Maguerez resolveram a situação problema, que era a separação da mistura, evidenciando que houve aquisição de conhecimento com atribuição de significado. A partir dos resultados observados pode-se concluir que a utilização dessa metodologia contribui para uma aprendizagem significativa.

Author Biographies

Rodrigo Kendi Kimura, Universidade Cruzeiro do Sul

Metrando em Ensino de Ciências e Matemática (2020). Possui pós graduação lato sensu em Ensino de Química (2019). Graduado em Química (licenciatura) pela Universidade Cruzeiro do Sul (2016); atua na área de práticas de laboratório para ensino de química.

Carmem Lúcia Costa Amaral, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1984), mestrado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1988), doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1993), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (1998) .

Atualmente é Professor titular III da Universidade Cruzeiro do Sul e Avaliador do Ministério da Educação.

Tem experiência na área de Química , com ênfase em Química Orgânica.

Published

2020-08-28

Issue

Section

Produtos Educacionais