EDUCAÇÃO INFANTIL E AGENDA 2030: OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ATUALIZAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE SÃO DE PAULO

Authors

  • Fabiana Maris Versuti Universidade de São Paulo-USP- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-FFCLRP
  • Flavio Pinheiro Martins
  • Deise Aparecida Peralta
  • Wagner Barbosa de Lima Palanch

Abstract

Nosso trabalho se insere no campo dos estudos curriculares, tendo como proposta a análise da rede formada pela proposta do currículo para a educação infantil do município de São Paulo em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pesquisa que dá origem a este texto pode ser entendida como de metodologia mista, desenvolvendo-se a partir das técnicas de Análise de Redes Sociais (ARS) e do software Gephi, responsável pelas estatísticas e pela composição dos grafos. Os grafos elaborados sugerem que os ODS atuam, na proposta curricular para educação infantil, como mediadores entre pautas macro, ou internacionais, e questões temáticas locais da rede municipal de ensino. A categorização, pautada nos documentos oficiais da secretaria municipal de educação, dá suporte à ARS e nos permite inferir os vínculos entre os ODS e os objetivos relacionados à aprendizagem preconizados nos documentos oficiais da rede de ensino investigada. Os resultados permitem discutir algumas implicações práticas, tais como o potencial de aderência do desenvolvimento sustentável ao contexto de desenvolvimento curricular em esfera municipal.

Author Biography

Fabiana Maris Versuti, Universidade de São Paulo-USP- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-FFCLRP

Psicóloga, doutora em Educação para a Ciência pela
UNESP/Bauru com pós-doutorado em Educação pela USP/FFCLRP. É professora do departamento de Psicologia da FFCLRP, em Ribeirão Preto, responsável pelas disciplinas Fundamentos Psicológicos da Educação e Ensino de Ciências, coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Integração em Psicologia, Educação e Tecnologia (CONECTALAB). Está credenciada como orientadora junto ao PPG em
Psicobiologia. Coordena o curso de Licenciatura em Ciências da Universidade de São
Paulo - Polo de Ribeirão Preto.

Published

2020-12-18

Issue

Section

Produtos Educacionais