SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Edilene Fernandes Leal Universidade Federal do Pará
  • Arthur Gonçalves Machado Júnior Universidade federal do Pará

Abstract

Este artigo é oriundo de um recorte do produto educacional, elemento que faz parte da nossa dissertação do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC), pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Temos como objetivo apresentar uma sequência didática com situações de ensino, envolvendo o objeto de conhecimento: problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar), com o intuito de possibilitarmos aos professores da educação básica, em especial, professores que atuam nos três primeiros anos do I ciclo do Ensino Fundamental, uma proposta metodológica que favoreça o processo de ensino/aprendizagem dos conteúdos matemáticos colocados em foco. Na construção do estudo, adotamos como aporte teórico a Teoria das Situações Didáticas (TSD), segundo os princípios expressos por Brousseau. Cabe salientarmos que a referida sequência didática foi desenvolvida por nós em um Curso de Especialização em Educação Matemática para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesse espaço formativo ficou evidenciado que os professores apresentaram algumas dificuldades relacionadas ao conhecimento do conteúdo matemático, bem como a forma de organização do seu ensino, porém ao desenvolvermos a sequência didática com situações de ensino SD, apresentadas neste estudo, os sujeitos participantes passaram a compreender e ressignificar melhor os conhecimentos matemáticos abordados no referido curso.

Author Biographies

Edilene Fernandes Leal, Universidade Federal do Pará

Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA 2016), professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, cursou Ensino Médio em Magistério, Licenciada plena em Pedagogia, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú ( UVA,2009). Especializada em Educação Infantil pela Universidade Federal do Pará, ( UFPA, 2012).Tem experiência na regência de sala de aula dos anos iniciais, Coordenação Pedagógica, professora na Educação Infantil e como Formadora de Professores.

Arthur Gonçalves Machado Júnior, Universidade federal do Pará

Licenciado Pleno em Ciências com Habilitação em Matemática pela União das Escolas Superiores do Pará (1988/89), Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2005) e Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2014). Professor da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) desde abril de 2010, situando-se atualmente na categoria de PROFESSOR ADJUNTO. É docente/pesquisador do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC/IEMCI/UFPA) - Mestrado Profissional. Também é docente da Faculdade de Educação Matemática e Científica (FEMCI) no Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens (LIECML) para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores de Professores e na Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de formadores e de professores; e, processos de ensinar e aprender matemática na Educação Básica. Atualmente em Estágio pós-Doutoral, na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita – Campus Bauru, estado de São Paulo.

Published

2020-12-18

Issue

Section

Produtos Educacionais