EMANCIPAÇÃO E ALIENAÇÃO: DISPUTAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO SÉCULO XXI

Authors

  • Márcia Marlene Stentzler Unespar - Universidade Estadual do Paraná
  • Débora Buss Steinheuser Universidade Estadual do Paraná - Unespar
  • Alini Gontijo da Silva Universidade Estadual do Paraná - Unespar
  • Vanessa Silvestre de Lima Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Abstract

Este artigo objetiva analisar implicações da alienação e da emancipação no processo de formação docente, atreladas à concepção de homem e de políticas públicas associadas a agências internacionais. A investigação embasou-se, em particular, no Relatório Delors (1998), o qual propõe o ‘aprender a aprender’. Seus pressupostos foram confrontados aos da Pedagogia Histórico-Crítica, pois formação e atuação docente são fundamentais para a organização e transformações socioeducacionais, no intuito de formar indivíduos pensantes, que reflitam sobre seu papel na sociedade. A pesquisa é de caráter bibliográfico e documental, propondo uma leitura a contrapelo do atual contexto educacional e de políticas neoliberais. As premissas do ‘aprender a aprender’ descaracterizam o ato educacional, o qual deveria ter por fim o processo crítico de produção de conhecimento. Tendo por base ideias que embasam a Pedagogia Histórico-Crítica discutiu-se a formação, o trabalho do professor, o que representa a alienação e a emancipação para a prática educacional. A Pedagogia Histórico-Crítica defende a necessidade de uma educação em que professores e alunos sejam valorizados. Como resultados dessa investigação, evidenciamos que é necessária a formação continuada dos professores, tendo por base pressupostos teóricos críticos, a fim de que esses tenham condições de promover o ensino e aprendizagem com qualidade, enfrentando as situações emblemáticas atuais postas à educação. 

Author Biographies

Márcia Marlene Stentzler, Unespar - Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação. Líder do Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação (NUCATHE). Professora Adjunta no Curso de Pedagogia da Unespar, campus Paranavaí. Docente do PPIFOR - Mestrado em ensino, formação docente interdisciplinar, da Unespar, campus Paranavaí.

Débora Buss Steinheuser, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Graduada em Pedagogia- Licenciatura Plena; pela Universidade Estadual do Paraná- Campus de Paranavaí; Cursando o Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar PPIFOR pela Universidade Estadual do Paraná- Campus de Paranavaí; Cursando Pós-Graduação em Psicopedagogia na Rhema Educação. 

Alini Gontijo da Silva, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Graduada em História e Pedagogia. Professora do Quadro Próprio Magistério do Paraná, atuando na APAE de Paranavaí. Mestranda no Programa PPIFOR - Unespar, campus Paranavaí. 

Vanessa Silvestre de Lima, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Graduada em Pedagogia pela FAFIPA; em Educação Física pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco;  em Educação Física pela FAFIPA. Mestranda no Programa PPIFOR - Unespar, campus Paranavaí. 

Published

2021-07-30

Issue

Section

Revisão Teórica