ETNOBOTÂNICA: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA, E ATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Authors

  • Liliana Berté Fontana Universidade Federal de Santa Maria
  • Eduardo Moraes Pretto Universidade Federal de Santa Maria
  • Gustavo Chaves Barboza Universidade Federal de Santa Maria
  • Bernardo Fialho Basso Universidade Federal de Santa Maria
  • Jessica Maria Amaral de Souza Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - CESUCA
  • Andréa Inês Goldschmidt Universidade Federal de Santa Maria

Abstract

O artigo traz o relato de experiência, como parte da vivência dos alunos da disciplina de Didática, no curso de Biologia, na UFSM, Campus Palmeira das Missões. A pesquisa realizada com vinte e nove estudantes dos sétimos anos do Ensino Fundamental, de uma escola pública do interior do Estado do Rio Grande do Sul, objetivou elaborar, desenvolver e avaliar uma estratégia didática para a construção e apreensão de conceitosrelacionados às plantas medicinais. A estratégia de ensino buscou contemplar metodologias ativas, organizadas em diferentes etapas: 1. Investigativa, pelo uso de desenhos e discussões; 2. Conceitual e Sensorial, pelo uso dos sentidos da visão, tato e olfato associados ao manuseio de plantas medicinais; 3. Sistematização morfológica das folhas; 4. Desafio sensorial para identificação das ervas; 5. Narrativa lúdica de uma viagem exploratória pelo mundo das plantas medicinais; e, 6. Identificação dos locais de ação medicinal no organismo humano. Como validação da estratégia, foi aplicado um questionário, contendo 13 questões fechadas, analisadas a partir das frequências encontradas e discutidas qualitativamente. Os resultados foram organizados em quatro categorias de análise e mostraram que a estratégia contribuiu para a aprendizagem, se mostrando eficiente e atrativa como uma proposta complementar ao conteúdo apresentado. Além disso, os alunos mostraram maior interesse nas etapas que envolveram maiores desafios.

Author Biographies

Liliana Berté Fontana, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas.

Eduardo Moraes Pretto, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas.

Gustavo Chaves Barboza, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas.

Bernardo Fialho Basso, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas.

Jessica Maria Amaral de Souza, Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - CESUCA

Graduanda de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - CESUCA.

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Docente na Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, Doutora em Ensino em Ciências

Published

2022-02-11

Issue

Section

Produtos Educacionais