EDUCAÇÃO PARA A BIODIVERSIDADE: O CONTEXTO MARANHENSE NA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS

Autores/as

  • Thaliana Cruz Dantas Universidade Federal do Maranhão
  • Mariana Guelero do Valle Universidade Federal do Maranhão

Resumen

O ensino de Biologia tem por objeto de estudo a vida e toda a sua diversidade. Um dos seus temas centrais é a Biodiversidade, que possui grande importância devido sua relação com aspectos biológicos, socioculturais, econômicos e políticos da sociedade contemporânea. Faz-se necessário que o processo de ensino-aprendizagem referente à Biodiversidade ultrapasse os limites de conceituação científica, e se vincule ao contexto das relações de todos os seres vivos. Para tanto é necessário que os materiais didáticos dialoguem e contribuam nesse processo. A presente pesquisa tem por objetivo a construção de narrativas digitais sobre Biodiversidade a partir do contexto maranhense. Foram produzidas quatro narrativas digitais disponibilizadas em formato de recursos educacionais abertos no site Observatório da Educação para Biodiversidade (PROFBD). O produto educacional em questão foi construído no contexto do curso de mestrado profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB – UFMA). Na etapa final da pesquisa houve a colaboração de professores(as) de Biologia de uma unidade de ensino pública situada no município de São Luís – MA, que avaliaram o produto e apontaram potencialidades em sua utilização para o ensino de Biodiversidade a partir do território maranhense, entre elas, a abordagem da temática por meio da valorização e reconhecimento de outros olhares e saberes, como os tradicionais vinculados à festividade e toadas do bumba meu boi, da juçara e das quebradeiras de coco babaçu

Biografía del autor/a

Thaliana Cruz Dantas, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Licenciatura em Biologia pelo Instituto Federal do Maranhão e Mestra em Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência como cientista iniciante da Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - MA (FAPEMA). Atua com ênfase nas áreas de Ensino de Ciências e Biologia. Membra do GPECBio/UFMA - Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia.

Mariana Guelero do Valle, Universidade Federal do Maranhão

Professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão(UFMA). É doutora e mestra em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FE/USP) e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Atua também como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPECEM/UFMA) e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB/UFMA). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia (GPECBio)/Orientações Coletivas. 

Publicado

2022-07-20

Número

Sección

Produtos Educacionais