COLLABORATIVE ONLINE INTERNATIONAL LEARNING: REVISÃO DE LITERATURA PARA UM MODELO DE INTERCÂMBIO VIRTUAL COMO ALTERNATIVA DE INTERNACIONALIZAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Roberta Caroline Raucher do Canto Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR
  • Dario Eduardo Amaral Dergint Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Rosângela de Fátima Stankowitz
  • Mauricio Alves Mendes

Resumen

A internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) é complexa, devido às inúmeras atividades, áreas e abrangência que englobam o cenário acadêmico. As constantes mudanças, impulsionadas pela globalização, demandam competência internacional na formação dos futuros profissionais. Nesse contexto, a internacionalização curricular é imprescindível para as diretrizes de instituições de ensino comprometidas com os desafios do século XXI. Assim, as ações de Internacionalização em Casa (IeC) contribuem com o processo de aprendizagem e com o desenvolvimento das competências requeridas para os profissionais do futuro. Este estudo tem como objetivo identificar como um modelo do Collaborative Online International Learning (COIL) pode contribuir para o processo de internacionalização. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de artigos científicos e uma leitura analítica e interpretativa das definições e características do COIL. Identificou-se que o COIL foi definido como um modelo de intercâmbio virtual e uma proposta de internacionalização. O modelo COIL sugere um ensino que integra o processo de aprendizagem do ensino superior com a inclusão de práticas colaborativas e tecnologias de informação e comunicação para conectar virtualmente os alunos em salas de aulas. Pode-se considerar que o COIL realiza a ponte entre as diversas IES e possibilita a internacionalização curricular, além do desenvolvimento acadêmico e a melhoria dos processos de aprendizagem dos alunos.

Biografía del autor/a

Roberta Caroline Raucher do Canto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR

Graduada em Administração de Empresas, com ênfase no Comércio Exterior, Pós-Graduada em Gestão Pública com Habilitação em Gestão Pessoas (Lato Sensu). Servidora Pública Federal - Atuando no cargo de Técnico-Administrativo em Educação desde 2012.Em1996 Curso de graduação em Ciências Econômicas na UFPR-Universidade Federal do Paraná.1996 a 1998 Experiência Internacional: Residência em Los Angeles-California-USA, estágios, experiências profissionais, intensivo avançado de inglês - Berlitz School, cursos Técnicos no SoCal Roc (Southern California Regional Occupational Center), El Camino College e na UCLA- University of California estudos na área de fotografia, inglês moda, hotelaria e design.1999 Curso de Moda e Design na Universidade Tuiuti do Paraná.1999 a 2002 Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior na UP Universidade Positivo.2012 a 2013 Pós-graduação: Gestão Pública com Habilitação em Gestão Pessoas no IFPR Instituto Federal do Paraná. 2019 Mestrado em Tecnologia e Sociedade - UTFPR.2000 a 2002 Estágio setor público na área de Infraestrutura, DER-PR.2004 a 2008 Proprietária da empresa de exportação Canto Brasil Jeans gestora no processo de produção e de Exportação de Calça Jeans.2009 a 2012 Atuação no mercado de Publicidade e Propaganda a Empresa de Representação Resultado Consultoria(http://www.consultoriaresultado.com.br), atividades de operação comercial e venda na representação de grandes Grupos de Comunicações com o Jornal O Globo, Gazeta do Povo, Grupo GRPCOM, Grupo RAC, Editora TRIP, Gol Linhas aérea, JL, Correio da Bahia Readers Digest, Meio&Mensagem. Atendimento comercial de grandes agências publicitárias e empresas anunciantes nacionais como O Boticário, Herbarium, GVT e multinacionais HSBC, Renault, Nissan.2012 iniciei da carreira estatutária como Técnico-Administrativo da Educação - Servidora Federal no IFPR Instituto Federal de Educação Técnica e Tecnológica do estado do Paraná. 2013 Coordenadora de Capacitação no desenvolvimento, coordenação, criação de controles, rotinas, fluxos dos processos para promover a qualificação e o aperfeiçoamento profissional da Instituição em 14 campi do Paraná.2014 Colaboração Técnica para atuar Direção de Ensino do Campus Curitiba do IFPR assessorando a Direção do Campus nas atividades acadêmicas e eventos.2015 Colaboração Técnica na UTFPR Universidade Tecnológica Federal do Paraná, DIRINTER Diretoria de Relações Internacionais atuando em acordos de cooperação e Dupla diplomação com instituições estrangeiras.2016 Coordenação do Programa de Pró-gradação de Engenharia Mecânica e Materiais PPGEM/UTFPR.2019 DERINT - Departamento de Relações internacionais na UTFPR.

Dario Eduardo Amaral Dergint, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Sciences de l'Homme e Technologie pela Universitè de Technologie de Compiègne e Professor  do Departamento Acadêmico de Eletrônica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Rosângela de Fátima Stankowitz

Doutora em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Professora do Departamento Acadêmico de Eletrônica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Mauricio Alves Mendes

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professor do Departamento Acadêmico de Eletrônica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Publicado

2022-07-20

Número

Sección

Revisão Teórica