O ENSINAR FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DAS TESES E DISSERTAÇÕES NACIONAIS

Autores/as

  • Nicole Assumpção de Souza Universidade de Passo Fundo
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo

Resumen

O presente estudo analisa teses e dissertações produzidas no Brasil envolvendo a temática ensino de Física e deficiência visual. Como recorte do estudo, busca-se focar a discussão nas investigações que apresentam propostas didáticas e, a partir dela, realizaram intervenção no contexto educacional. Como questionamento central, o estudo infere a seguinte pergunta: como ensinar Física para um aluno cego na ausência da memória visual de um fenômeno?  Para tanto, realiza-se uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e vinculado ao estado do conhecimento, identificando 46 trabalhos, sendo oito teses e 38 dissertações, dos quais oito foram objeto de estudo deste trabalho (uma tese e sete dissertações). Como resultado o estudo revela que a temática tem sido pouco explorada, especialmente em termos de alternativas didáticas, entretanto, apesar desse número reduzido, os trabalhos analisados mostraram que os autores têm buscado explorar em suas propostas didáticas outros órgãos dos sentidos, como o tato e a audição. Esses sentidos permitem que o aluno cego seja protagonista no seu processo de aprendizagem, interagindo com a ciência em sala de aula tanto quanto um aluno vidente. 

Biografía del autor/a

Nicole Assumpção de Souza, Universidade de Passo Fundo

Licenaciada em Física pela Universidade de Passo Fundo

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação 

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

 

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Licenciado em Física

Mestre em Ensino de Física

Doutor em Educação em Ciências: Química da vida e saúde

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação 

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

 

Publicado

2022-07-20

Número

Sección

Revisão Teórica