O ENSINAR FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DAS TESES E DISSERTAÇÕES NACIONAIS
Resumen
O presente estudo analisa teses e dissertações produzidas no Brasil envolvendo a temática ensino de Física e deficiência visual. Como recorte do estudo, busca-se focar a discussão nas investigações que apresentam propostas didáticas e, a partir dela, realizaram intervenção no contexto educacional. Como questionamento central, o estudo infere a seguinte pergunta: como ensinar Física para um aluno cego na ausência da memória visual de um fenômeno? Para tanto, realiza-se uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e vinculado ao estado do conhecimento, identificando 46 trabalhos, sendo oito teses e 38 dissertações, dos quais oito foram objeto de estudo deste trabalho (uma tese e sete dissertações). Como resultado o estudo revela que a temática tem sido pouco explorada, especialmente em termos de alternativas didáticas, entretanto, apesar desse número reduzido, os trabalhos analisados mostraram que os autores têm buscado explorar em suas propostas didáticas outros órgãos dos sentidos, como o tato e a audição. Esses sentidos permitem que o aluno cego seja protagonista no seu processo de aprendizagem, interagindo com a ciência em sala de aula tanto quanto um aluno vidente.