PROTETOR SOLAR: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Resumen
A utilização de temáticas no Ensino de Química é uma alternativa para a busca do conhecimento científico dos fenômenos do dia a dia. Priorizando o movimento para a alfabetização científica, buscou-se um tema que permitisse a união de conceitos científicos como é o caso do protetor solar. O objetivo foi desenvolver uma proposta didática, utilizando conceitos químicos relacionando-os ao tema “protetor solar”, para que possa ser utilizada no ensino médio. Além das atividades, propõem-se a auto avaliação reflexiva complementada por rubricas de avaliação em grupo para que os estudantes e o professor saibam o que esperar de cada etapa. As atividades são relacionadas ao uso de tecnologias digitais como recursos de aprendizagem, através do site chamado “Linkando a Química”, criado pelas autoras para armazenar a sequência didática e os materiais necessários para a aplicação da proposta. Espera-se que a proposta desenvolvida neste trabalho possa servir como subsídio para docentes de Química que queiram propiciar a abordagem de conceitos da área através do tema protetor solar em sala de aula.