SISTEMATIZAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSIÇÃO COLABORATIVA

Autores/as

  • Juliano Daniel Boscatto Instituto Federal de Santa Catarina - Campus São Miguel do Oeste
  • Ivan Carlos Bagnara Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim

Resumen

O objetivo deste estudo é apresentar uma proposição curricular para a Educação Física (EF) no Ensino Médio Integrado (EMI) dos Institutos Federais (IFs), articulando pressupostos teórico-conceituais que possuem potencial para contribuir com a instituição de uma identidade própria para este componente curricular nessa modalidade educacional. Foi realizado um estudo de cunho qualitativo, colaborativo, do qual participaram dois professores efetivos, que atuam em diferentes IFs da região Sul do Brasil. A proposição está ancorada em dois pressupostos centrais: a concepção/especificidade da EF no EMI e a multidimensionalidade dos conhecimentos como um aspecto fundamental para a sistematização curricular. Ao apresentar os pressupostos teórico-conceituais de base para pensar o currículo da EF no EMI, bem como a organização curricular, intenciona-se contribuir com um processo formativo que supere a formação técnico-instrumental que busca atender as demandas imediatas do mercado de trabalho e do sistema produtivo, para instituir um processo educativo centrado na formação de sujeitos emancipados intelectualmente.

Biografía del autor/a

Juliano Daniel Boscatto, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus São Miguel do Oeste

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina, campus São Miguel do Oeste.

Ivan Carlos Bagnara, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim

Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Erechim. Professor permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação - Mestrado Profissional - da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Erechim.

Publicado

2024-09-02

Número

Sección

Artigos