DOSSIÊ PESQUISA TRANSLACIONAL E PRODUTOS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA
Resumen
Neste editorial do Dossiê Pesquisa Translacional e Produtos Educacionais no Ensino de Física, é feita a apresentação e a análise da constituição dos 48 artigos aceitos para o comporem (entre 70 submetidos), distribuídos em três revistas científicas: Revista de Enseñanza de la Fisica (REF), Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE) e Revista Vitruvian Cognitiones (RVC). Inicialmente, realiza-se breve introdução que aborda o Ensino de Física no Brasil e sua usa relação com as pesquisas translacionais, escopo deste editorial. Após, apresenta-se a meta-análise em conjunto com o emprego de técnicas de análise de conteúdo, para, então, aplicá-las ao corpus produzido a partir desses artigos. Como resultado, percebeu-se que as pesquisas buscam a aprendizagem significativa dos conceitos físicos por meio do uso de diferentes metodologias de ensino (ou abordagens didáticas), buscando relacionar esses conhecimentos com o contexto social dos estudantes. Por fim, apresentam-se as considerações finais mais impactantes e chama-se a comunidade acadêmica para leitura e apreciação dos artigos publicados.