ENSINANDO FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA COM MATERIAIS DO COTIDIANO: UMA PROPOSTA DE AULAS PARA O ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Jânio de Sousa Leal
  • Haroldo Reis Alves de Macêdo Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Resumen

A Física Moderna e Contemporânea é uma parte da Física pouco explorada no Ensino Médio, mesmo estando previstos nos documentos legais e cada vez mais presente na vida cotidiana da maioria da população através dos diversos recursos tecnológicos disponíveis. Os estudantes usam esses recursos, mas não sabem como funcionam. A fim de contribuir para o estudo da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio propomos uma transposição didática através do uso da experimentação com materiais de baixo custo, fácil aquisição e rápida montagem. Montamos três experimentos sobre o efeito fotoelétrico e suas aplicações no cotidiano, tal como o funcionamento dos controles remotos e acionamento automático de equipamentos. Os experimentos foram aplicados em sala de aulas na 3° série do Ensino Médio e realizada uma explicação dos fenômenos observados. Verificamos um maior engajamento e interesse dos alunos o que nos levou a considerar nossa proposta como uma contribuição viável ao ensino de Física Moderna e Contemporânea de forma experimental para o ensino médio.

Biografía del autor/a

Jânio de Sousa Leal

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Haroldo Reis Alves de Macêdo, Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, é professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais do IFPI.

Publicado

2023-12-11

Número

Sección

Artigos