DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGENS USANDO O APLICATIVO QUIZ NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Resumen
O Quiz é um aplicativo para celular e smartphone que proporciona a aprendizagem os símbolos de cada um dos elementos químicos, em quais grupos, períodos e blocos estão localizados. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um Produto Educacional utilizando o aplicativo Quiz para conteúdos relacionados aos Elementos Químicos da Tabela Periódica, com o propósito de responder à seguinte questão: Qual é a melhor maneira de criar um objeto de aprendizagem usando a plataforma Hot Potatoes, a fim de construir estratégias pedagógicas de aprendizagem e, simultaneamente, motivar os alunos durante as aulas? A interligação entre o objetivo e a questão de pesquisa torna-se evidente. Do ponto de vista da abordagem, a pesquisa é qualitativa. Em relação aos objetivos, trata-se de uma pesquisa-ação com características auto avaliativas, e as modificações serão continuamente avaliadas pelos participantes até o final da etapa. O produto da pesquisa consiste no detalhamento da sequência de todos os níveis e dos objetivos do Quiz Tabela Periódica. A pesquisa conta com apoio de modelos teórico-conceituais voltados à aprendizagem móvel, metanálise e estratégias de ensino que utilizam Apps Gerais e de Química, como o Quiz, abordados na revisão de literatura, através da abordagem da aprendizagem baseada na Web, evolução do aprendizado móvel, efeitos da integração de dispositivos móveis com o ensino-aprendizagem e no gerenciamento individual do conhecimento, gamificação e aprendizado, incorporação de aplicativos no ensino e aprendizagem de Química, e outras. Os resultados indicam a importância e a validade do uso da gamificação de conteúdos para uma aprendizagem adequada e motivadora dos conteúdos de Química. Este estudo contribui para ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem da Química, aproveitando os recursos tecnológicos disponíveis e promovendo uma maior interação e engajamento dos alunos.