EDUCAÇÃO FINANCEIRA VERSUS ENDIVIDAMENTO: ATITUDES E PRÁTICAS

Autores/as

  • Janaina Fernanda Silva Damasceno Centro Universitário UNIFIO
  • Carlos Cesar Garcia Freitas Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Resumen

Realizar planejamento financeiro e poupar dinheiro são atitudes que ainda não fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas. Diante desta realidade, educar-se financeiramente é de suma importância para mudar atitudes e práticas que costumam levar ao endividamento. A falta dessa educação colabora diretamente para níveis crescentes de endividamento entre muitos brasileiros, visto que estamos inseridos em uma sociedade com características cada vez mais consumistas. Diante deste cenário, apresenta-se o presente trabalho, que teve o objetivo de identificar as atitudes e as práticas potenciais que podem evitar ou levar as pessoas à condição de endividamento. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, caracterizada como de campo, por meio do uso de um questionário eletrônico, que envolveu a participação de 142 pessoas. Como principais resultados, entre as práticas positivas dos entrevistados, foi identificado que 67,6% realizam controle de gastos, 66,2% fazem planejamento financeiro e 51,8% estabelecem metas financeiras. Negativamente, 47,9% admitiram não ter o hábito de refletir antes de realizar compras, 50% já fizeram uso do parcelamento do cartão de crédito e apenas 15,5% dos entrevistados mantêm um hábito regular de investimento.

Biografía del autor/a

Janaina Fernanda Silva Damasceno, Centro Universitário UNIFIO

Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Fundadora da Remate Contabilidade Digital e Professora de Administração e Ciência Contábeis no Centro Universitário UNIFIO.

Carlos Cesar Garcia Freitas , Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Associado do curso de Administração da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e orientador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino da UENP.

Publicado

2024-09-02

Número

Sección

Artigos