AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO DESENVOLVER PROJETOS INVESTIGATIVOS DESDE A SALA DE AULA

Autores/as

  • Patrícia de Vargas Costa Carvalho Município de Imbé (RS)
  • Charles dos Santos Guidotti Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Resumen

Neste artigo, apresentamos compreensões sobre a avaliação no contexto dos projetos investigativos, desenvolvidas ao analisar uma experiência formativa em um curso de formação de avaliadores no âmbito das feiras e mostras científicas. Utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD) e guiados pela pergunta "o que se revela sobre a avaliação de projetos investigativos em um curso de formação de avaliadores no contexto das Feiras e Mostras Científicas?", três categorias finais foram constituídas, expressando o fenômeno investigado e orientando a construção de um produto educacional. A avaliação de projetos é vista como um processo contínuo que acompanha e valoriza todas as etapas de aprendizagem do estudante, promovendo a Alfabetização Científica (AC). Este processo de avaliação serve como uma oportunidade para orientar os processos de ensino e aprendizagem, considerando o conhecimento científico, a linguagem, o engajamento e a autoria dos alunos. A formação permanente dos professores é destacada como essencial para fomentar práticas reflexivas sobre a prática docente, ressignificando o conhecimento através de partilhas, experiências vividas e diálogos. O produto educacional resultante consiste em divulgar aos professores, de forma sistematizada e dinâmica, as compreensões dos pesquisadores sobre o processo avaliativo em projetos investigativos. Isso é feito através da produção de um vídeo didático, um infográfico e um instrumento de avaliação, com o objetivo de partilhar experiências, expressar conhecimentos e aperfeiçoar as ações docentes por meio de movimentos coletivos e colaborativos, com o apoio das tecnologias digitais.

Biografía del autor/a

Patrícia de Vargas Costa Carvalho, Município de Imbé (RS)

Mestra em Ensino de Ciências Exatas e Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Município de Imbé. Integrante do grupo de pesquisa Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM).

Charles dos Santos Guidotti, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Líder do grupo de pesquisa Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciência e Matemática (CEAMECIM).

Publicado

2024-09-02

Número

Sección

Artigos