DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS BASEADOS EM METODOLOGIAS ATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA’s) ATRAVÉS DA APROPRIAÇÃO DA CULTURA MAKER
Resumen
O referido estudo aborda uma proposta sobre o desenvolvimento de experimentos baseados em metodologias ativas: uma experiência com uso de Recursos Educacionais Abertos (REA’s) através da apropriação da cultura maker. Aplicação no ensino fundamental II no componente curricular ciências na Escola Municipal Professora Marizélia de Jesus Rocha, no município de Santo Estêvão/BA. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é propor a apropriação de Recursos Educacionais Abertos (REA’s) através da cultura maker, no ensino experimental de ciências para contribuir no processo de ensino e aprendizagem nas aulas práticas de ciências no ensino fundamental II, da escola municipal Marizélia de Jesus Rocha Leal no município de Santo Estêvão/BA. A metodologia aplicada neste estudo é do tipo participante e aplicada de natureza qualitativa, método analítico de níveis descritiva e explicativa, com fontes primárias, técnicas bibliográficas e estudo de campo, e quanto aos instrumentos, foi desenvolvido um diário de bordo. Os sujeitos são os discentes do 9º ano do ensino fundamental II da referida escola. Pretende-se trazer um legado não só para a escola em estudo, como também para a sociedade, incentivando outros professores de outras disciplinas a adotarem essa metodologia. As ações futuras estão direcionadas a continuar contribuindo e alimentando a plataforma, tentando, juntamente com a escola em questão, criar um labmaker físico, assim que surgir um espaço.