UMA PROPOSTA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA ABORDAGEM DO GÊNERO DISCURSIVO CONTO DE FADAS EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumen
Desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, os gêneros discursivos passaram a ser apontados como orientadores do processo de ensino/aprendizagem de língua portuguesa. Desde esse momento, então, uma das principais inquietudes quanto ao exercício da docência, reside em como empreender um ensino gramatical contextualizado às práticas de leitura e de produção textual, tendo os gêneros discursivos como eixos articuladores. Nesse sentido, por objetivar proporcionar reflexões e contribuições práticas ao processo de ensino/aprendizagem de língua portuguesa, em contexto de Educação Básica, este artigo apresenta uma proposta de ensino de análise linguística contextualizada à prática de leitura, por meio de um texto-enunciado do gênero discursivo conto de fadas tradicional, mais precisamente o conto Rapunzel, dos Irmãos Grimm. À luz da Linguística Aplicada, o trabalho fundamenta-se na teoria dos gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e na metodologia intitulada Plano de Trabalho Docente, que, fundamentando-se no Método Dialético de construção de conhecimento, na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e na Pedagogia Histórico-Crítica, propicia um processo de ensino-aprendizagem que considera o conhecimento espontâneo do aluno, objetivando transformá-lo, de forma contextualizada, em conhecimento científico.