PROTAGONISMO DOCENTE: POSSIBILIDADES A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Resumen
Este trabalho traz ao diálogo algumas das muitas marcas seladas na elaboração de um curso de formação continuada, na modalidade de extensão, denominado “Formação Docente na Contemporaneidade”. O curso foi elaborado na perspectiva de anunciar as possibilidades de protagonismo docente. As tratativas aqui descritas emergem das tentativas bem sucedidas de investigar o processo autônomo do professor na condução da sua própria formação. Tomando por exemplo os cursos MOOC (Massive Online Open Course) e o contexto da pandemia que privilegiou o ensino mediado por tecnologia, o estudo objetivou responder como um curso de formação continuada possibilita/permite que o professor seja protagonista da sua própria formação, desenvolvendo sua autonomia e identidade docente. Considerando os contornos delineados para esta investigação, tomamos como aporte teórico Schön, Nóvoa e Imbernón, entre outros. O texto foi tecido apresentando as concepções de formação continuada e protagonismo docente, os caminhos metodológicos para prototipagem (1ª aplicação), para a 2ª aplicação, avaliação e validação do curso. A investigação descreve os resultados e realiza a análise dos dados que corroboram que é possível um curso de formação continuada possibilitar o protagonismo docente, desenvolvendo autonomia e (re)construção da identidade do professor.