UMA PROPOSTA DE ENSINO DA ESCRITA PARA ENGAJAR OS ALUNOS NA CULTURA DIGITAL
Resumen
Dada a importância que a cultura digital tem para a sociedade contemporânea, sobretudo no espaço que a BNCC dispensa para orientações a respeito de competências e habilidades a serem aprimoradas nos estudantes, a fim de que possam exercer a cidadania por meio da leitura, escuta, escrita, oralização de diferentes gêneros digitais, este artigo tem como foco o referido documento. De forma mais específica, o objetivo é apresentar uma SDG destinada ao desenvolvimento de capacidades de linguagem de alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais, para a produção escrita do gênero textual fanfic, e, sobretudo, investigar como a SDG coloca em prática as prescrições da BNCC a respeito de competência e habilidades a serem abordadas para o engajamento do aluno na cultura digital. Os resultados demonstraram que há encaminhamentos da SDG para que o estudante saiba: produzir, configurar, disponibilizar em ambientes virtuais um gênero digital, o que pode se aplicar a outros gêneros multissemióticos e multimidiáticos; compreender e elaborar diferentes linguagens na construção de sentidos de um texto; aprimorar a fruição, apreciar produtos culturais; criar narrativas ficcionais; navegar, linkar, taguear, remixar; tomar ciência e fazer uso de ações éticas frente a tudo que o meio digital pode oferecer.