A DESMITIFICAÇÃO DO CONCEITO DE CIENTISTA

Autores/as

  • Rosangela Alves Ferneda
  • Mara Fernanda Parisoto

Resumen

Diante dos avanços tecnológicos a ciência e os cientistas ganham cada vez mais uma importância vital para a manutenção da sociedade, impulsionados pelos avanços que contribuem para o progresso e o bem-estar da humanidade. Nesse intuito, o presente artigo objetivou conhecer as visões iniciais de alunos dos 6º anos sobre os cientistas e desconstruir as perspectivas estereotipadas sobre esse conceito. A pesquisa foi realizada com 5 atividades diversificadas. Após a análise dos resultados observou-se que antes da intervenção, os alunos demonstraram uma visão estereotipada dos cientistas, que foi verificado quando indagados sobre o que é um cientista. Todavia, após as aulas de intervenção foi notável uma redução da visão estereotipada dos cientistas. Portanto, torna-se evidente que, após a intervenção, os alunos foram capazes de reformular e enriquecer sua percepção dos cientistas, tal fato deve-se principalmente à contribuição significativa dos recursos utilizados, os quais desempenharam um papel fundamental na desconstrução das concepções prévias que os alunos possuíam sobre os cientistas.

Biografía del autor/a

Rosangela Alves Ferneda

Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Mara Fernanda Parisoto

Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Publicado

2024-10-09